top of page

Os benefícios da vitamina C

Atualizado: 13 de abr. de 2023

Prof. Filipe Nogueira Franco - Bioquímico e Pesquisador da UFMG


A vitamina C é um dos nutrientes mais seguros e eficazes, segundo os especialistas. Embora possa não ser a cura para o resfriado comum, os benefícios da vitamina C podem incluir proteção contra deficiências do sistema imunológico, doenças cardiovasculares, problemas de saúde pré-natal, doenças oculares e até rugas na pele. O nível de ingestão superior tolerável em adultos (ou seja, a quantidade máxima que você pode ingerir em um dia que provavelmente não causará danos) é de 2.000 mg.


Um estudo publicado na revista “Seminars in Preventive and Alternative Medicine” que analisou mais de 100 artigos ao longo de 10 anos, revelou uma lista crescente de possíveis benefícios da vitamina C.


“A vitamina C recebeu muita atenção, e com razão. Níveis sanguíneos mais altos dessa vitamina podem ser o marcador nutricional ideal para a saúde geral", diz o pesquisador do estudo Mark Moyad, da Universidade de Michigan. Ele ainda acrescenta “Quanto mais estudamos a vitamina C, melhor nossa compreensão de como ela é diversa na proteção de nossa saúde, desde doenças cardiovasculares, câncer, derrame, saúde ocular e imunidade”.


A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é necessária para o crescimento, desenvolvimento e reparação de todos os tecidos do corpo. Está envolvida em muitas funções corporais, incluindo a formação de colágeno, absorção de ferro, funcionamento adequado do sistema imunológico, cicatrização de feridas e manutenção de cartilagem, ossos e dentes.


Além disso, é um dos muitos antioxidantes que podem proteger contra os danos causados ​​por moléculas nocivas chamadas radicais livres, bem como produtos químicos tóxicos e poluentes como a fumaça do cigarro. Os radicais livres podem se acumular e contribuir para o desenvolvimento de condições de saúde como câncer, doenças cardíacas, além da própria aceleração do envelhecimento.


A vitamina C é uma das vitaminas solúveis, sendo facilmente absorvida tanto na comida quanto na forma de pílula, e pode aumentar a absorção de ferro quando os dois são ingeridos juntos. Sua deficiência é relativamente rara e observada principalmente em adultos desnutridos. Em casos extremos, pode levar ao escorbuto - caracterizado por fraqueza, anemia, hematomas, sangramento e dentes soltos.



Por fim, as pesquisas mostram que a vitamina C pode oferecer benefícios à saúde sobretudo nessas áreas:


1. Estresse: A deficiência de vitamina C está associada a muitas doenças relacionadas ao estresse. É o primeiro nutriente a ser esgotado em alcoólatras, fumantes e indivíduos obesos. E como a vitamina C é um dos nutrientes sensíveis ao estresse, o pesquisador do estudo diz que manter os níveis de vitamina C pode ser um marcador ideal para a saúde geral.


2. Resfriados: Quando se trata do resfriado comum, a vitamina C não é uma cura, mas alguns estudos mostram que ela pode ajudar a prevenir complicações mais graves. Existem boas evidências de que tomar vitamina C para resfriados e gripes pode reduzir o risco de desenvolver outras complicações, como pneumonia e infecções pulmonares.


3. AVC: Embora a pesquisa tenha sido conflitante, um estudo no “American Journal of Clinical Nutrition” descobriu que aqueles com as maiores concentrações de vitamina C no sangue estavam associados a um risco de derrame 42% menor do que aqueles com as menores concentrações. As razões para isso ainda não são completamente claras. Mas o que está claro é que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais têm níveis mais altos de vitamina C no sangue. Pessoas que consomem mais frutas e vegetais não apenas terão níveis sanguíneos mais altos de vitamina C, mas também maior ingestão de outros nutrientes potencialmente benéficos para a saúde, como fibras e outras vitaminas e minerais.


4. Envelhecimento da pele: A vitamina C afeta as células e suas propriedades antioxidantes podem ser benéficas quando se trata de envelhecimento. Um estudo publicado no “American Journal of Clinical Nutrition” examinou as ligações entre a ingestão de nutrientes e o envelhecimento da pele em 4.025 mulheres com idades entre 40 e 74 anos. Descobriu-se que uma maior ingestão de vitamina C estava associada a uma menor probabilidade de aparência enrugada, ressecamento da pele e melhor aparência de envelhecimento da pele. Além disso, tratamentos tópicos com vitamina C demonstraram em alguns estudos reduzir rugas.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Âncora 1
bottom of page